PILATES
Pilates é uma modalidade que engloba um conjunto de exercícios físicos e alongamentos, desenvolvido por Joseph Pilates, em 1920.As grandes bases deste método são a utilização do peso do próprio corpo e do equilíbrio para fortalecer a musculatura, especialmente os músculos que envolvem o tronco.São vários os benefícios da prática regular de Pilates. A pessoa que o pratica vai notar uma melhoria na sua postura e flexibilidade, e, caso existam, as dores nas costas podem mesmo desaparecer por completo. Destaca-se também a redução do perímetro abdominal e do peso e, ao fim de algum tempo de prática, revela-se extremamente eficaz na tonificação do corpo (especialmente da zona abdominal), adoptando formas bonitas e bem torneadas.
Tem também um papel fundamental no controlo da ansiedade, do stress e da depressão.Um outro aspecto essencial em Pilates é a respiração. Esta deve ser controlada, ao longo dos exercícios, de forma a ser lateral-torácica, com o objectivo de expandir a caixa torácica e, consequentemente, os pulmões. Este tipo de respiração, que exige treino, traz por si só vários benefícios, como a utilização dos músculos do tórax e dos músculos intercostais e o aumento da oxigenação de todos os órgãos do corpo.
O método Pilates é indicado para todas as pessoas que se encontram entre 7 e 100 anos de idade, podendo ser flexíveis ou rígidas. O método serve para pessoas sedentárias, sem o hábito de praticar atividades físicas, assim como atletas de alto nível.
Quanto a prática regular de Pilates como exercício físico não há nenhuma restrição, pois inicialmente o aluno passa por uma avaliação postural e por uma anamnese, onde serão detectados possíveis desvios posturais, desequilíbrios musculares ou dores relatadas pelo próprio aluno, e a partir daí é que será montado um programa de treinamento específico para este aluno com objetivos pré-determinados.
Alguns casos específicos:
Hérnia de disco e problemas de coluna: O método abrange o nosso corpo de maneira uniforme, onde busca fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento e em determinados casos trazendo uma descompressão das tensões existentes, bem como gerar um alívio de pinçamentos e compressões dos discos o que gera um estímulo a circulação na região.
Gestantes: que já praticavam exercícios físicos podem fazer aula de Pilates desde que tenham passado pelo primeiro trimestre a gestação e tenham o atestado médico pra a prática da modalidade. Clique aqui e saiba mais.
Terceira Idade: O pilates traz inúmeros benefícios para a terceira idade, tais como alívio da dor, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade, alívio do estresse, entre outros. A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz. O aumento do equilíbrio corporal também é um grande avanço, já que o idoso tem seu equilíbrio comprometido devido à idade. Tudo isso sem nenhum risco de lesão corporal, já que Pilates é um trabalho aplicado com uma grande margem de segurança, não cansa e não causa dores musculares posteriores, como é o caso da ginástica convencional.
Sedentários: O Pilates é uma opção para aquelas pessoas que não gostam de se exercitar e querem reverter esse quadro evitando lesões. Os exercícios de Pilates são bem diferentes dos exercícios de musculação e deixam de ser um sacrifício e passam a ser um prazer.
Reabilitação: De pacientes pós-cirúrgicos, que apresentam dor aguda, sequelas neurológicas decorrentes de AVCs (acidente vascular cerebral), Parkinson, distrofias musculares, entre outras e em patologias que acometem as diversas articulações do corpo, como artroses, tendinites, torções, estiramentos musculares, entre outros.
Pós-cirurgicos: Para lesões em joelhos, quadris, coluna; o método é aconselhável devido ao baixo impacto e opção de poucas repetições.
Desportistas: A fim de melhorar o rendimento, pois o Pilates otimiza os movimentos o que contribui para uma economia de energia para a realização do gesto desportivo.